Voltado para maiores de 60 anos em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade social, isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social, o Programa Acompanhante de Idosos consiste no cuidado domiciliar realizado por profissionais no que diz respeito ao apoio e ao suporte nas chamadas atividades de vida diárias (AVDs).
O objetivo do Programa é promover assistência integral à saúde do idoso, a fim de desenvolver o autocuidado, a autonomia, a independência e a melhoria do estado de saúde.
A equipe do PAI é composta de Coordenador, preferencialmente com formação em Serviço Social, Médico Clínico, Enfermeiro, Auxiliares de Enfermagem, Agente Administrativo, Acompanhantes de Idosos e Motorista.
Para participar do PAI e passar a receber visitas da equipe, é necessário estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde que conte com o serviço.
Realizar, no domicílio, procedimentos de menor complexidade, como coleta de exames laboratoriais, curativos, organização e administração de medicamentos, conforme a prescrição e de acordo com o plano de cuidados elaborado pelo Enfermeiro;
Oferecer orientações ao cuidador familiar, caso exista, sobre a higiene da pessoa idosa, do leito e do ambiente e, se necessário, auxiliar no banho;
Participar das atividades para inserção da pessoa idosa na comunidade, através de passeios e eventos e de serviços destinados a esses usuários, estimulando a independência e preservando a autonomia;
Garantir, em caso de emergência e urgência, acionamento de ambulância (SAMU), comunicando, imediatamente após, a equipe técnica do programa;
Elaborar relatório de visitas;
Participar das reuniões semanais com a equipe de trabalho;
Participar de atividades junto à Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo e às instituições parceiras, quando solicitado;
Trabalhar de acordo com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme as políticas públicas de saúde da Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo;
Desenvolver atividades assistenciais, de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade;
Atender a todos os princípios e critérios de conduta contidos no Manual de Conformidade Administrativa - Políticas e Princípios de Integridade da SPDM;
Executar as atribuições determinadas pela Instituição a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais - LGPD;
Realizar as atividades das áreas/setores, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
Ter 18 anos completos
Ensino Médio Completo
Curso de Auxiliar de Enfermagem Completo
Registro Ativo no Conselho da Classe de Auxiliar de Enfermagem
Experiência mínima de 06 (seis) meses comprovada na função de Auxiliar de Enfermagem ou Técnico de Enfermagem na Atenção Básica.