FONOAUDIOLOGO - PROGRAMAS

Efetivo
FONOAUDIOLOGO - PROGRAMAS

NASF - As Equipes do NASF atuam de forma integrada às Equipes da Estratégia Saúde da Família de forma transversal e compartilhada, por meio de diversas atividades como reuniões de equipe, discussão de casos, visitas domiciliares, ações coletivas e individuais compartilhadas e articulação territorial.


CAPS - O CAPS é um serviço destinado a acolher e acompanhar pacientes com transtornos mentais graves, através de atendimento integral que visa estimular e apoiar os usuários em suas iniciativas de busca da autonomia, acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.


CER - Os Centros Especializados em Reabilitação são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional.


UBS - Unidades Básicas de Saúde (UBS) são serviços que compõem a Rede de Atenção Básica de Saúde, caracterizados pelo alto nível de capilaridade e pela oferta de serviços de saúde com maior proximidade dos usuários. Suas atividades estão voltadas para a promoçãoproteção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, de forma individual ou coletiva, articulada com outros serviços da Rede de Saúde e intersetorial.


EMAD - Constituídas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. O objetivo é levar o atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.


APD - O Programa tem como objetivo apoiar pessoas com deficiência intelectual e sua família em sua inserção na sociedade e na busca por autonomia. O serviço se dá por meio de visitas domiciliares e do acompanhamento e da supervisão em atividades cotidianas, como idas ao mercado e passeios em parques, praças e outros locais de convivência.

Abordar os distúrbios da comunicação, atuando na avaliação, tratamento e acompanhamento das alterações da audição, voz, linguagem oral e escrita, motricidade oral. Realizar diagnóstico situacional do sujeito e/ou núcleo familiar, grupos ou território, considerando fatores de risco e proteção das condições sociais e de saúde, com o objetivo de propor estratégias de intervenção, baseadas na promoção, prevenção e recuperação em todos os ciclos de vida. Participar de discussão de caso, atividades de matriciamento e elaboração de projetos terapêuticos singulares. Realizar interface com a Rede Assistencial à Saúde e intersetorial, atuando de forma integral na coordenação do cuidado, através de ações que facilitem o acesso, integralidade, longitudinalidade, resolutividade e a participação da comunidade nos Serviços de Saúde.

  • Ensino Superior Completo em Fonoaudiologia;
  •  Registro Ativo no Conselho da Classe.


Regiões de atuação:


  • Perus / Pirituba
  • Vila Prudente / São Lucas
  • Mooca / Pari / Brás / Belém
  • Aricanduva / Sapopemba
  • Vila Mariana / Jabaquara / Ipiranga