O Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda integra a Rede de Atenção materno-infantil e ginecológica no Município do Rio de Janeiro. Suas ações tem por objetivo garantir a integralidade na linha de cuidado, visando a ampliação e qualificação do acesso humanizado das gestantes à assistência hospitalar. Seus processos e fluxos assistências estão ancorados no acolhimento com classificação do risco e em Diretrizes Clínicas baseadas em evidências que viabilizam a resolutividade e a qualidade na atenção prestada.
Inaugurada em 2012 a Maternidade oferta atividades assistenciais nas 24 horas do dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
O Serviço possui papel estratégico na atenção perinatal em articulação com os demais serviços da Rede de Atenção à Saúde, articulada com a rede de atenção primária à saúde da AP 1.0 e regiões circunvizinhas.
Realizar assistência de enfermagem aos colaboradores, registrando os procedimentos do atendimento e arquivo dos mesmos, entre outras atividades administrativas garantindo o fluxo adequado dos exames ocupacionais.
Cadastrar os empregados que realizarão os exames médicos complementares no sistema SESMT, emitindo a etiqueta de identificação do material, bem como na ausência de sistema, realizar a identificação manual do exame;
Coletar o material biológico, conforme previsto no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), de acordo com as boas práticas da enfermagem;
Encaminhar ao laboratório credenciado o material coletado, devidamente identificado e conferido, ao término das coletas, para análise do material, com os pedidos de exames;
Arquivar os prontuários que estão aguardando exames em suas respectivas pastas, de acordo com o tipo de exame e data da coleta;
Imprimir os resultados dos exames laboratoriais e anexá-los ao prontuário médico, encaminhando-os ao médico responsável pelo atendimento;
Zelar pela limpeza, organização e equipamentos de trabalho;
Retirar o lixo infectante, conforme a demanda do setor, armazenando- o na lixeira específica;
Realizar o levantamento do status vacinal dos empregados, por meio da avaliação da carteira de vacinação apresentada pelo mesmo e orientar os empregados a respeito da atualização e o resultado dos exames complementares, avaliando a necessidade de coleta de novos exames;
Cadastrar no sistema SESMT a carteirinha vacinal dos empregados, bem como a sua atualização;
Orientar o empregado que realizou a coleta sobre os cuidados a serem adotados bem como sinalizar a respeito de possíveis intercorrências;
Orientar o empregado após a coleta, a respeito dos processos administrativos que serão realizados após o
procedimento;
Auxiliar o enfermeiro na elaboração e conferência dos relatórios inerentes ao setor;
Realizar o controle de materiais e quando necessário encaminhar ao Enfermeiro do Trabalho a listagem dos materiais a serem adquiridos;
Receber as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) do setor Afastamento e incluí-las no sistema SESMT;
Participar de treinamentos, campanhas de promoção à saúde quando solicitado;
Executar demais atividades inerentes a função de Técnico de Enfermagem;
Atender a todos os princípios e critérios de conduta contidos no Manual de Conformidade Administrativa - Políticas e Princípios de Integridade da SPDM;
Executar as atribuições determinadas pela Instituição a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais - LGPD.
Realizar as atividades da área/setor, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.