Esse profissional irá participar da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho, realizar inspeções, verificar as condições físicas do local, máquinas e equipamentos, procedimentos dos funcionários, etc., visando à prevenção de acidentes de trabalho, bem como a prevenção de doenças ocupacionais dos funcionários.
Inspecionar as áreas, instalações e equipamentos do SAAE, observando as condições de segurança, inclusive as exigências legais próprias, para identificar riscos de acidentes;
Realizar análise preliminar de risco (APR);
Recomendar a compra e utilização, fiscalizar e controlar a distribuição dos equipamentos de proteção individual e coletivo;
Instruir os colaboradores e terceirizados sobre normas de segurança, combate a incêndio e demais medidas de prevenção de acidentes, ministrando palestras e treinamento, para que possam agir em casos de emergência;
Estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e, verificando sua observância, para prevenir acidentes;
Investigar e analisar acidentes para identificar suas causas e propor a adoção das providências cabíveis;
Vistoriar pontos de combate a incêndio, recomendando a manutenção, substituição e modificação dos equipamentos, a fim de mantê-los em condições de utilização;
Realizar levantamentos de áreas insalubres e de periculosidade, recomendando as providências necessárias;
Registrar irregularidades ocorridas, anotando-as em formulários próprios e elaborando estatísticas de acidentes, para obter subsídios destinados à melhoria das medidas de segurança;
Manter contatos com os serviços de outra instituição, utilizando os meios de comunicação oficiais, para facilitar o atendimento necessário aos acidentados;
Coordenar a publicação de matéria sobre segurança do trabalho, preparando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção de acidentes;
Participar de reuniões sobre segurança do trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema existente;
Identificar as necessidades educativas em SST, promovendo ações educativas conforme cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
Elaborar e acompanhar o PPRA e PCMSO, mantendo-os atualizados;
Organizar SIPAT anualmente;
Conduzir a eleição da CIPA e acompanhar a realização de reuniões mensais;
Constituir a brigada de incêndio e planos de prevenção;
Vistoriar rotas de fuga;
Participar do sistema de gestão ambiental;
Controlar calendário vacinal juntamente com enfermeira SCIH;
Alimentar rede de informações;
Emitir parecer técnico sempre que necessário;
Registrar procedimentos técnicos em documentos como CAT, análise de acidentes e não conformidades;
Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança;
Atender ao telefone prestando esclarecimento e anotando recados.
Formação Superior em Técnico em Segurança do Trabalho;
Conhecimento em Acidente de trabalho;
Condução de grupos;
Domínio de Indicadores;
Conhecimento em Qualidade;
Domínio em Pacote office;
Motivação e Energia para o Trabalho;
Organização e Planejamento;
Alimentação no Local
Vale Transporte
Gym Pass
Plano de Saúde e Odonto (após os 90 dias de experiência);
Convênio com Sesc;
Aplicar: Técnico(a) de Segurança do Trabalho | São José - SC